RAS NA MÍDIA

12 de outubro de 2018

MONGABAY: INCÊNDIOS ALTERAM A FLORESTA AMAZÔNICA

O aumento da incidência de incêndios na Amazônia é tema de reportagem no jornal online Mongabay. O artigo foi inspirado em trabalho da pesquisadora brasileira Erika Berenguer, da Universidade de Oxford (Reino Unido), uma das coordenadoras da RAS, demonstrando que o fogo é capaz de alterar a estrutura das florestas e comprometer a capacidade de armazenar carbono por décadas.

4 de outubro de 2018

FLORESTAS SECUNDÁRIAS NO MONGABAY

Inspirado em trabalho científico da RAS, publicado no Global Climate Change, o jornal online Mongabay, um dos mais importantes do mundo em cobertura de questões ambientais, publica reportagem sobre a relação entre a recuperação de florestas secundárias e o sequestro de carbono.

25 de julho de 2018

PAPER RECEBE COBERTURA INTERNACIONAL

O trabalho científico The future of hyperdiverse tropical ecosystems (O futuro dos ecossistemas tropicais hiperdiversos), publicado na renomada revista Nature, é destaque em veículos de imprensa do mundo todo, entre eles, National Geographic (EUA), BBC Brasil, Deutsche Welle (Alemanha), Daily Mirror (Reino Unido), O Eco (Brasil), além de muitos outros.

16 de julho de 2018

O GLOBO PUBLICA REPORTAGEM SOBRE CARBONO E BIODIVERSIDADE

Estudo de autoria de Joice Ferreira, da Embrapa Amazônia Oriental, e de Gareth Lennox, da Universidade de Lancaster (Reino Unido), aborda a complexa relação entre a proteção ao carbono florestal e a biodiversidade das florestas tropicais. O trabalho ganhou destaque em um dos maiores jornais do Brasil.

10 de julho de 2018

VÍDEO SOBRE IGARAPÉS VIRALIZA

Vídeo jornalístico em formato para redes sociais aborda os impactos da degradação florestal para os igarapés da Amazônia: foram mais de 22 mil visualizações e 600 compartilhamentos na página da Ambiental Media, parceira da RAS na produção do conteúdo.

8 de março de 2018

REPORTAGEM SOBRE IGARAPÉS NA REVISTA GALILEU

Os impactos das estradas de terra irregulares para os pequenos rios da Amazônia em reportagem de uma das revistas de ciência mais populares do Brasil.

28 de novembro de 2017

ARTIGO SOBRE IGARAPÉS NO NEXO

Artigo jornalístico de autoria da pesquisadora Cecília Gontijo Leal, da RAS e do Museu Emílio Goeldi, sobre o impacto de estradas de terra nos riachos amazônicos, com suporte editorial da Ambiental Media. Publicado pelo Nexo, premiado jornal online.

10 de novembro de 2017

ARTIGO SOBRE PECUÁRIA NO VALOR

Artigo jornalístico de autoria da pesquisadora Rachael Garret, integrante da RAS, em parceria com editores da Ambiental Media, sobre a pecuária na Amazônia. Publicado nas versões impressa e online do Valor, o principal jornal brasileiro de economia.

24 de outubro de 2017

PECUÁRIA É ASSUNTO NO THE CONVERSATION

Artigo jornalístico das pesquisadoras Rachael Garret e Joice Ferreira, da Universidade de Boston e integrante da RAS, sobre os pequenos e médios pecuaristas na Amazônia brasileira.

20 de junho de 2017

PLATAFORMA FLORESTA SILENCIOSA: REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Plataforma de visualização de dados sobre a degradação na floresta Amazônica. Baseada em artigo científico publicado no periódico Nature, de autoria de pesquisadores da RAS. Trabalho desenvolvido em parceria com a startup brasileira de jornalismo científico Ambiental Media e com apoio do InfoAmazonia.Org.
O projeto Floresta Silenciosa teve grande repercussão no Brasil e no exterior,  tendo sido replicado por inúmeros veículos de imprensa, tais como Nexo, G1, Amazônia Real, Rádio EBC e outros. A seguir, destacamos algumas das principais inserções do projeto:
Reportagem no jornal brasileiro O Estado de S. Paulo, um dos maiores do país.
Reportagem na versão online do jornal britânico The Guardian.
Reportagem no site Mongabay, principal jornal online de meio ambiente do mundo.

8 de dezembro de 2016

SIMPÓSIO DA RAS NA RÁDIO VOZES

A jornalista Paulina Chamorro cobriu para a Rádio Vozes o Simpósio Amazônia Sustentável, evento organizado pela RAS em Belém que reuniu cientistas e tomadores de decisão para discutir o futuro da Amazônia.

4 de dezembro de 2016

REPORTAGEM EM O GLOBO: INCÊNDIOS NA AMAZÔNIA

Reportagem em O Globo sobre a ocorrência de incêndios na Amazônia, com dados da pesquisadora Erika Berenguer, da RAS.

4 de dezembro de 2016

SIMPÓSIO DA RAS NO G1

O Simpósio Amazônia Sustentável, organizado pela RAS em Belém (PA), foi tema de reportagem no G1.

4 de dezembro de 2016

SIMPÓSIO DA RAS NA RÁDIO NACIONAL DA AMAZÔNIA

O Simpósio Amazônia Sustentável, organizado pela RAS em Belém (PA), foi tema de programa da Rádio Nacional da Amazônia (EBC).

9 de novembro de 2016

A IMPORTÂNCIA DOS PÁSSAROS NO THE CONVERSATION

Texto jornalístico do pesquisador Alexander Lees, da RAS, no The Conversation: as mais de 1500 espécies de aves amazônicas são fundamentais para a recuperação de florestas desmatadas.

10 de outubro de 2016

TESE DA RAS RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL

A tese de doutorado de Teotônio de Carvalho recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado da CAPES em Ciências Agrárias. Teotônio era um estudante de RAS ligado à Universidade Federal de Lavras (MG).

29 de junho de 2016

ESTUDO DA RAS NA REVISTA NATURE

Um artigo emblemático do RAS, focado nos impactos da degradação florestal para a biodiversidade, foi publicado na celebrada revista Nature, recebendo cobertura da imprensa mundial, tais como BBC, El País e Washington Post.

16 de março de 2016

PESQUISADORA DA RAS É PREMIADA

A pesquisadora da RAS Cecília Gontijo Leal conquista o prêmio 2015 da Sociedade Brasileira de Zoologia: foi dela a melhor tese de doutorado em Conservação Biológica naquele ano.

1 de fevereiro de 2016

INCÊNDIOS E BIODIVERSIDADE EM O GLOBO

O Globo, um dos maiores jornais do Brasil, aborda o trabalho do RAS sobre biodiversidade e incêndios florestais.

22 de agosto de 2015

EXTINÇÃO DE AVES: PESQUISADORES DA RAS DEBATEM NA TV

Pesquisadores da RAS participam de debate ao vivo na TV Cultura sobre a extinção local de aves no Nordeste do Brasil. O G1, maior portal brasileiro de internet, também cobriu o assunto com a ajuda da RAS.

4 de maio de 2015

RAS NA MAIOR EMISSORA DE TV DO BRASIL

A Rede Globo cobriu divulgação de dados da RAS na cidade paraense de Santarém.

27 de abril de 2015

DEGRADAÇÃO FLORESTAL EM DEBATE TELEVISIVO

A cientistas Joice Ferreira, do comitê gestor da RAS, participa de debate na TV Cultura sobre os efeitos da degradação da Floresta Amazônica.

4 de dezembro de 2014

LÍDERES DA RAS NO SENADO BRASILEIRO

Líderes da RAS debatem o futuro da liderança ambiental brasileira no Senado Federal.